Série Forever 2: Super Mario 64
Super Mario 64 foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. Foi o primeiro jogo desenvolvido em três dimensões da série Mario e, apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.
Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.
História
O jogo começa quando a princesa Peach convida Mario para comer seu Bolo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre que Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa, para ganhar uma grande recompensa.
Curiosidade
Super Mario 64 é considerado um marco na história dos jogos eletrônicos. Ganhou inúmeros prêmios, incluindo várias honras de "Jogo do Ano" por especialistas da área de videogame. Ainda hoje é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos. O discurso de Warren Spector, diretor da Ion Storm Inc., resume o sentimento de todos frente ao jogo: "É impossível juntar tanta jogabilidade e ação num só jogo. Mario tem, vamos dizer, dez movimentos diferentes e não há nunca momento algum em que você se sinta limitado. Nenhum jogo jamais fez tal planejamento de metas, possibilitando ao jogador traçar planos antes de executá-los. E o modo como o jogo permite explorar diversas vezes o mesmo cenário enquanto revela uma coisa nova a cada instante é incrível. Qualquer programador que não teria matado alguém para fazer um jogo desses é um maluco".
